SÉRIE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Olá, sou a sereia Iara e o rio Amazonas é a minha casa!
"Carrego as lembranças de minha tribo e o canto é meu feitiço! Se quiser me conhecer chegue perto do rio, e te levo para o mais profundo azul, um lugar de belezas que jamais se viu!" .
Conta a lenda que Iara é um ser, metade peixe metade mulher, que vive nos rios. A lenda surgiu entre os índios da Amazônia e passou a fazer parte principalmente das vidas das populações ribeirinhas. Segundo a lenda, as pessoas, principalmente homens, são atraídos por sua beleza irresistível, uma linda índia com cabelos longos e pretos, corpo muito bonito e ao som de uma música mágica as leva para o fundo das águas, onde existe o seu reino. Iara, além de possuir um belo canto, também contava com a sua beleza, podendo ao sair da água assumir a forma humana de uma mulher. Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos e rios ao entardecer. Iara passa grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro. Seu canto ecoa pelas águas e florestas da região.
A boneca da sereia Iara é um misto de mistério, beleza e dor. Sua história nos faz pensar a respeito de valores, como o perdão.
A coleção de bonecos é uma celebração á cultura e ao folclore regional e nacional. Para manter vivas as nossas histórias e tradições, compartilhando elas de forma lúdica com as nossas crianças!
Vem com a gente!